quarta-feira, 9 de março de 2011

Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste!

Vice-campeã de 2011 o Grêmio Recreativo Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi apresentou o enredo “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste!”. 

Desde que se decidiu pela escolha do samba-enredo, que aborda sobre os nordestinos, a escola sofreu com críticas preconceituosas. Um dos e-mails dizia “que os nordestinos são nojentos e a escola estaria discriminando os próprios paulistas”. A escola revidou através de queixa policial na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e com a seguinte resposta: “É coisa de gente ignorante e preconceituosa. E assina ainda como Paulistano com Orgulho”. 



Antes de a Tucuruvi entrar na avenida, os puxadores do samba mencionaram ameaças que a escola recebeu por conta do enredo, que homenageia os nordestinos que migraram para São Paulo. Eles pediram que os integrantes da escola dessem as mãos em sinal de protesto. 
Já no fim do desfile, o presidente da escola Hussein Abdo El Selam, mais conhecido como Jamil, rechaçou o preconceito. “A gente mostrou que o preconceito não pode existir. Ainda mais entre os brasileiros”. 
Em tempo: A Acadêmicos do Tucuruvi estará no Desfile das Campeãs na sexta-feira a partir das 21h, no Sambódromo do Anhembi. 
                               Comissão de Frente. Fonte: Zanone Fraissat/Folhapress
Confira o samba-enredo da Acadêmicos do Tucuruvi:

Sou cabra da peste, vim lá do Nordeste

São Paulo é minha capital

Levando alegria, eu vou por aí

Eu sou valente, sou Tucuruvi

Vou embarcar nessa aventura

Em busca de um lugar ao sol

Trago no peito desafio e esperança

Na bagagem a lembrança,

Sonho ou realidade.

Vou construindo ilusão,

Erguendo os pilares da cidade,

Deixando marcas da minha tradição:

Ao som do tambor, a fé em louvor, religião

"Oxente" festeira, acende a fogueira, é São João

Vem, vem provar

O sabor que vem de lá

Esse gosto, esse tempero

É de fato brasileiro.

Da sanfona um acorde tocou forte o coração

Olha o povo dançando pra lá,

Arrastando a sandália pra cá,

O forró tá danado de bom

Um sorriso é a moldura do meu traço cultural

Quando a gente se encontra, a mistura é natural.

Carrego na alma a bravura

E o orgulho de ser quem eu sou

Vai meu samba, vai! Reconheça o meu valor!

Link para ouvir o samba-enredo: São Paulo: a capital do Nordeste!

5 comentários:

  1. É triste que esse preconceito ainda exista... mas ainda bem que, apesar de tudo, a Acadêmicos do Tucuruvi fez bonito e quase conquistou o primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  2. ninguém tem que ficar submisso á atos dessa natureza,parabéns á acadêmicos do tucuruvi pela iniciativa e coragem de enfrentar esses desumanos...

    ResponderExcluir
  3. Re e Carol, parabéns pelo blog. Está realmente nota 10! É sempre bom ver a cultura nordestina sendo divulgada. É uma cultura muito rica e que apesar do preconceito de uns e outros, faz parte da história de São Paulo. Falo isso como paulistana, filha de pai e mãe nordestinos. Com muito orgulho!!!

    ResponderExcluir
  4. O nome consulado nordestino vem bem a calhar pois representa a cultura nordestina na cidade de São Paulo, aonde os nordestinos são estrangeiros na sua própria terra!

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas. Parabéns pelo blog. Eu sou filha legítima de nordestinos (ambos de Pernambuco) e gosto paca de Luiz Gonzaga. Acho necessário divulgar essa cultura que é tão rica rica e ajudar na dissolução desse preconceito estúpido que se tem contra esse povo tão trabalhador e sofrido, alegre e sonhador que é o povo nordestino.

    ResponderExcluir