segunda-feira, 28 de março de 2011

O Homem que Engarrafava Nuvens



O documentário O Homem que Engarrafava Nuvens de Lírio Ferreira traz a tona a vida de Humberto Teixeira o Doutor do Baião, que sempre esteve a sombra do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Humberto Teixeira cearense de Iguatu foi advogado - por isso “Doutor do Baião”, deputado federal, criador das leis de direito autoral no Brasil e compositor de mais 400 músicas incluindo a famosa Asa Branca parceria com Luiz Gonzaga.

domingo, 20 de março de 2011

Sorria! Vamos falar da culinária da Bahia!

A culinária da Bahia é rica em cores, temperos e sabores. É regada de muita criatividade e oferece ao paladar um sabor marcante e surpreendente como a própria Bahia.

Influenciada fortemente pela cultura africana, possui também traços da cultura portuguesa e indígena. Mas os pratos e a influência desses elementos variam de região para região da Bahia.  No Recôncavo baiano (região localizada em torno da Baía de Todos-os-Santos), por exemplo, a culinária predominante é a de origem africana.

Na cozinha baiana figuram diversos ingredientes e temperos como a pimenta, o azeite de dendê, o leite de coco e o próprio coco, o milho, o coentro, o quiabo, o maxixe, a mandioca, entre outros.

Dendezeiro, Elaeis guineensis 
Dendezeiro. Fonte: Wikipedia

segunda-feira, 14 de março de 2011

Sugestões! Cultura nordestina além do blog...


Olá a todos que acompanham nosso blog. Estamos muito contentes com a repercussão deste e com apoio de vocês. Obrigada.


Hoje vamos apresentar alguns eventos e exposições que estão acontecendo na Biblioteca Belmonte, que é especializada em cultura popular e é claro que a cultura nordestina não está de fora!:

quarta-feira, 9 de março de 2011

Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste!

Vice-campeã de 2011 o Grêmio Recreativo Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi apresentou o enredo “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste!”. 

Desde que se decidiu pela escolha do samba-enredo, que aborda sobre os nordestinos, a escola sofreu com críticas preconceituosas. Um dos e-mails dizia “que os nordestinos são nojentos e a escola estaria discriminando os próprios paulistas”. A escola revidou através de queixa policial na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e com a seguinte resposta: “É coisa de gente ignorante e preconceituosa. E assina ainda como Paulistano com Orgulho”. 



terça-feira, 8 de março de 2011

É carnaval em Recife! Conheçam o maior bloco carnavalesco do mundo...


Criado por Enéas Freire, o Galo da Madrugada surgiu em 1978. Nasceu no bairro de São José com o objetivo de resgatar o tradicional e alegre carnaval de rua do Recife.

O número de foliões que percorrem as ruas de Recife atrás do Galo só aumenta a cada ano desde sua criação. Hoje, o Galo da Madrugada arrasta multidões e é considerado o maior bloco carnavalesco do mundo!

Galo da madrugada. Fonte: Wikipedia

O trajeto do Galo da Madrugada inicia-se no Forte das Cinco Pontas, passa pela Travessa do Forte, Forte das Cinco Pontas, Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto, Av. Sul, Rua Saturnino de Brito, Rua Imperial e Praça Sérgio Loreto (ambas sede do galo da madrugada), Rua do Muniz, Av. Dantas Barreto, tem sua apoteose na Av. Guararapes e dispersão na Rua do Sol.

A saída oficial do bloco é às 10 horas da manhã do sábado de carnaval e o principal ritmo que agita os foliões é o frevo.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Apresentação

Olá! Sejam bem vindos ao blog Consulado nordestino!
Este blog apresentará a cultura nordestina sob diversos aspectos e diferentes expressões, como: literatura, festas, filmes, culinária, fatos cotidianos, depoimentos e muito mais!
Aguardem as novidades!


Política de uso

  • Os comentários postados no blog não serão previamente analisados;
  • Comentários com teor preconceituoso serão excluídos;
  • Os depoimentos ou comentários postados no blog não refletem, necessariamente, a opinião das componentes do grupo.