quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nordestinos por eles mesmos

“Nordestinos por eles mesmos” é uma série de depoimentos de nordestinos que vivem ou viveram em São Paulo. Acompanharemos, sob a ótica do próprio nordestino, temas ligados à cultura, ao preconceito e como foi a receptividade de São Paulo a essas pessoas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Com vocês, Sua Majestade o Rei! Do baião...


Acompanhe a história de Luiz Gonzaga a partir de trechos da canção "A hora do adeus" de autoria do próprio "Rei do Baião":

O meu cabelo já começa pratiando
Mas a sanfona ainda não desafinou 
A minha voz vocês reparem eu cantando
Que é a mesma voz de quando meu reinado começou

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Nordeste na Virada Cultural


    A 7ª edição da Virada Cultural acontecerá nos dias 16 e 17 de abril, com início às 18 horas do sábado.
São 24 horas ininterruptas de programação, com mais de mil atrações gratuitas espalhadas por diversos palcos da cidade, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em parceria com o SESC e a Secretaria de Estado da Cultura, e adesão das mais importantes instituições culturais da cidade. 
Abaixo estão algumas atrações que remetem a cultura nordestina. Além da música, que é o carro chefe da Virada, o Sesc Consolação irá promover o Vira Nordeste que contará com teatro, dança e pratos típicos.
Nos encontramos lá!

domingo, 10 de abril de 2011

Cordel Encantado

Segunda-feira dia 11 de abril estréia da Rede Globo a nova novela das 18hs, Cordel Encantado.

Escrito por Duca Rachid e Thelma Guedes a trama irá apresentar um mundo de fantasia em um universo de reis, sertanejos e cangaceiros, com base na história de amor de dois jovens criados no sertão nordestino. 



Seráfia do Norte x Seráfia do Sul

A história se inicia com dois reinos em guerra Seráfia do Norte e Seráfia do Sul, que para selar a paz entre seus reinos decidem casar seus filhos primogênitos quando atingirem a maioridade. 



                                             Elenco do núcleo de Seráfia. Fonte: Cordel Encantado

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mas tá... O que é cultura?

Porque que é difícil conceituar cultura, já que este termo é tão corriqueiro em nosso dia-a-dia? Bom, acreditamos que a dificuldade começa justamente pela diversidade cultural existente em nosso país, bem como no mundo. 

No campo da antropologia, segundo Laraia, o conceito de cultura utilizado atualmente foi definido por Edward Tylor (1832-1917). Para Tylor, cultura “[...] é este todo complexo [sentido etnográfico] que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.


Expressão da cultura nordestina. Fonte: BrasilZAO